12 de jul. de 2011

Estudo revela trauma em cães que ficam sozinhos em casa

Gente, 
vi esta reportagem na criativa e achei que seria legal postar aqui no blog, porque conheço muita gente que passa por situações em que precisa deixar seu animal sozinho por muito tempo e nem sempre percebe que o bichinho está na verdade sofrendo mais do que você. Pra mim sempre foi uma grande dificuldade deixar minha cachorrinha sozinha, principalmente quando íamos viajar, ela aprontava horrores !!! mas a gente na verdade tinha muita dó de deixá-la e entendíamos que a bagunça que ela fazia era o jeito que ela tinha de demonstrar  a sua revolta por ter ficado sozinha


"Você sofre em deixar seu amigo peludo sozinho em casa toda vez que sai para trabalhar? Bom, ele pode estar sofrendo ainda mais do que você, segundo revelou uma pesquisa feita por John Bradshaw, diretor do Instituto de Antrozoologia da Universidade de Bristol.
Bradshaw e uma equipe especializada em animais instalaram câmeras em casas de 20 donos de cães. Todos eles aparentemente ficavam felizes com a ausência dos tutores, porém depois de analisar as imagens, o pesquisador descobriu que alguns andavam em círculos e apresentavam a respiração mais ofegante.
Outro estudo realizado por Bradshaw com sete ninhadas de labradores e cinco de border collies mostrou que mais da metade dos labradores e quase a metade dos border collies exibiram sinais de desespero que duraram mais de um mês.
No livro Em Defesa dos Cães, publicado recentemente, o pesquisador conta como o seu labrador costumava roer sua cama, a mobília e o papel de parede quando ficava sozinho em casa. Segundo Bradshaw, em casos mais extremos alguns cães se automutilam.
Ficou com pena do seu amigo peludo? Não precisa entrar em desespero, John Bradshaw dá algumas dicas para ajudá-los a lidar com esse sentimento. “Os cães têm um tipo diferente de memória. Não são bons em raciocínio e não pensam que aquilo que fizeram há uma hora pode gerar uma bronca agora. Por isso não punam seus animais por danos causados quando são deixados sozinhos. Eles não entenderiam o porquê da penalidade”, diz.
Bradshaw diz ainda que a chave para tornar a situação menos sofrível para os cães é ensiná-los que ver você saindo de casa pode trazer resultados positivos. Por exemplo, você poderia voltar de surpresa antes do horário normal, mesmo que por um curto período, só para fazer um agrado. Depois, lentamente, pode aumentar o tempo de permanência fora de casa até o cachorro ser deixado sozinho o dia todo."

Eu acho então que a gente precisa se informar sobre este livro, ele deve dar dicas valiosas!!! (rsss...) e claro, sempre procurarmos deixar os bichinhos acompanhados em casos onde você tenha que se ausentar por dias. Nesta situação, procure um hotelzinho especializado em hospedar animais, ou procure um vizinho, um amigo, um parente...alguém que você confie e que possa deixá-lo na casa ou ainda propor que essa pessoa possa ir todos os dias na sua casa passear com o bichinho, alimentá-lo e dar um pouco de carinho. Esses animais fofos merecem todo o carinho do mundo...


Nenhum comentário:

Postar um comentário