10 de mai. de 2011

Feng Shui x Decoração

Na busca do equilíbrio entre o meio ambiente e o espaço onde se habita, há milhares de anos os chineses acabaram por desenvolver uma prática filosófica de harmonização. Nascia assim o Feng Shui.
Dentro dos preceitos do Feng Shui, as cores dos locais onde as pessoas transitam ou pernanecem por um período de tempo são ferramentas poderosas para reproduzir sensações de tranquilidade, equilíbrio e paz, as mesmas que costumamos experimentar quando em contato com a natureza. Para assegurar tais condiçõess aos espaços da casa, os chineses criaram um esquema batizado de ba-guá. Dotada de nove quadrantes, esta figura setoriza as áreas mais importantes e dá pistas de como ativá-las de modo que a energia circule corretamente. 

O ba-guá deve ser aplicado sobre a planta baixa tanto da casa como dos ambientes, sempre com a área do trabalho alinhada com a porta principal. Posicionada assim, a figura mapeia o espaço inteiro, determinando a posição dos demais quadrantes. O guá relacionado a PROSPERIDADE é regido pelo elemento madeira e suas cores são violeta, o azul e o vermelho. Também do elemento madeira, a área FAMILIA pede as cores verde, azul e violeta. Cantos posicionados na ESPIRITUALIDADE são do elemento terra. Cores: azul-escuro, verde e preto. TRABALHO relaciona-se à água. Cores: todas as escuras (os tons do mar profundo) e principalmente o preto. AMIGOS, ligado ao metal, é ativado com cinza, branco e preto. CRIATIVIDADE está relacionado ao metal. Cores: branco e tons pastel. O trigrama RELACIONAMENTOS, regido pelo elemento terra, tem como matizes principais o rosa, o branco e o vermelho. Já o sucesso está associado ao elemento fogo e às nuances de vernelho e dourado. Finalmente o centro, ou SAÚDE, está ligado ao elemento terra. Sua cor é o amarelo.

Sala de estar: a família do marrom imprime elegância e passa a impressão de estabilidade. Não exagere no uso, pois a presença ostensiva dessa cor leva à nostalgia.
Sala de jantar: tons alaranjados são alegres e estimulam a conversação. A paleta dos verdes é uma boa pedida para quem prefere refeições mais tranqüilas.
Cozinha: o branco sugere pureza, por isso tem passe livre; mas mescle-o sempre com tons mais fortes. Em excesso, essa cor torna o ambiente frio e hostil.
Quarto casal: usado com cautela, o vermelho induz à paixão, ao entusiasmo e à aproximação das pessoas. Outra opção são as nuances de rosa.
Banheiro: a dupla preto e branco é sempre uma boa escolha. Tons pastel e cinza-claros também são adequados, pois não comprometem a luminosidade do espaço.
Quarto criança: o verde é bem-vindo por trazer tranqüilidade. O azul também acalma, mas não é recomendado aos tímidos. Para ativar a alegria, use cor-de-rosa.

(www.suvinil.com.br)

4 comentários:

  1. Pô massa, mas qual guá eu coloco na porta de entrada? Se for seguir a posição que está a area do trabalho vai ficar exatamente na area do espaço gurmet... e aí?
    beijocas adorei o post

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcia, você já experimentou colocar a porta de entrada na posição dos amigos? Acho que pode ser uma saída. Eles consideram que a SALA deve ficar nos guas TRABALHO E AMMIGOS. A COZINHA entre RELACIONAMENTOS e CRIATIVIDADE e os quartos ocupam os demais guas. bjoo

    ResponderExcluir
  3. OLá Monica, bom dia!Adoro o seu blog!

    Muito obrigada pela resposta, agora é só aplicar a tecnica.
    um Abs,
    Márcia

    ResponderExcluir