8 de ago. de 2011

Colômbia: Bogotá

Oi gente,
hoje vou escrever aqui sobre a Colômbia. Em 2006 viajei para lá, e devo dizer que foi uma das viagens mais encantadoras que já fiz. Primeiro porque fui sem expectativas e geralmente quando você viaja assim, você sempre aproveita tudo, até os pequenos momentos; e segundo, que a companhia estava ótima (minha tia do coração). De 2010 pra cá, conheci muita gente que visitou o local e também amou, então para os viajantes que desejarem se aventurar pelas cidades, vou deixar aqui as dicas da minha viagem. O post vai ficar longo, mas espero que gostem.
Bom, geralmente quando viajo ("aventurando") procuro opções baratas de hospedagem, tipo albergues cadastrados no Hosteling International (e por favor, só os cadastrados, hein?!). Massss, como a Colômbia é a Colômbia e lá temos as Farc, preferimos ficar num Hotel conhecido mesmo. Ficamos no Hotel Charlotte (bem legal). Como em toda cidade nova que vou, gosto de procurar alguma empresa já vinculada ao Hotel para fazer um City Tour. E nesta viagem não foi diferente, marcamos um horário, e enquanto o carro não chegava, andamos pelas ruas próximas ao Hotel para "reconhecer o território" (sempre façam isso!).
Já no City Tour, rodamos por muitos lugares, e assim pudemos observar a estrutura da cidade (foto 2), como as pessoas se vestem, seus hábitos [OBS: existem lhamas andando em certos locais da cidade- (foto 6)], além de pontos turísticos maravilhosos, como o Monserrate (3.200 m de altitude) (fotos 5, 7 e 8), a Paloma (Foto 3) -que em frente tem um mirante maravilhoso da cidade (foto 4), o Museo Del Oro (fotos 15 e 16), Praça Bolivar (fotos 10, 11 e 12), Bairro Candelaria (foto 14), Donación Botero (fotos 17 e 18)
Bem, nós tinhamos programado ficar uns dias lá por Bogotá, mas quando chegamos deste maravilhoso segundo dia de passeio, vimos nos noticiários que enquanto nós passeávamos pela zona sul da cidade, na zona norte, há duas quadras do nosso hotel, havia ocorrido um atentado bomba das Farc e tava o maior AUÊ (kkkkk...só rindo mesmo!). No dia seguinte mudamos IMEDIATAMENTE de plano: fomos numa agência de viagens para comprar o nosso pacote de viagem para Cartagena de las Índias. E devo admitir que foi a melhor coisa que fizemos. Não desmerecendo Bogotá, que é muito legal de conhecer, mas só estou enfatizando que Cartagena é Perfeita. (E que por sinal será o assunto do próximo post !!!)

Fazendo um breve resumo sobre dicas de Bogotá e coisas que vocês precisam saber, temos:
a) Vão estar a uma altitude  2.640 metros (isto pode causar desconforto no começo com tonturas ou enjoos e fraqueza, mas passa em poucas horas) e dizem que tomar o chá de coca ajuda a melhorar mais rápido (mas eu não cheguei a provar);
b) A cidade não possui metrô, mas tem um sistema chamado Transmilênio. E você pode se locomover também através de busetas (microônibus) (foto 9), ejecutivos e coletivos (vans);
c) A vida noturna mais agitada estão na Zona Rosa, ao norte;
d) Você pode subir no terraço do edifício Colpátria, o mais alto do país, no 48 andar. Dizem que é linda a vista, porém só funciona as sextas a noite e finais de semana (este eu não fui);
e) A ciclovia, montada nas ruas da cidade aos domingos, é a maior da América Latina;
f) Há 45km de Bogotá, temos o a Catedral do Sal, em Zipaquirá, e o bar-restaurante Andrés Carne de Res, no pueblo (município) vizinho de Chía. (Todo mundo recomenda este restaurante a noite, e de dia, vale a pena conhecer a catedral do Sal - foto 19)
g) Para fazer o câmbio sugiro fazer no Centro Internacional pois ao contrário de muitos países a cotação no Aeroporto de El dorado é mais alta. Mas em alguns poucos lugares eles aceitam dólar e até euro.
h)Existe uma opção de turismo chamado" Percurso turístico para pedestres", como um serviço complementar do Ponto de Informação Turística (PIT), localizado no primeiro andar do Palácio Liévano (Carreira 8 Calle 10, esquina). O único requisito para desfrutar deste programa, é inscrever-se previamente no PIT do Centro histórico de Bogotá: pessoalmente, por telefone: (57 1) 2837115 ou enviando um email:pitcentrohistorico@idt.gov.co. Os passeios saem duas vezes ao dia, às 10:00 a.m. e às 2:00 p.m., de segunda-feira a domingo e são completamente grátis (este também não fizemos, preferimos aventurar por conta própria);
i) O mais importante: Vacinas !!! Para viajar para a Colômbia é recomendado tomar a vacina de febre amarela com pelo menos dez dias de antecedência e obter o certificado internacional da vacina. Quem já tomou, pode trocar por o certificado nacional pelo internacional na sede da Anvisa no aeroporto.

j) Outros pontos turísticos que eu não fui, mas valem a pena: Parque Simon Bolívar, Museu Nacional da Colômbia, Teatro Cólon, Jardim Botânico, parques de atrações mecânicas como: "Salitre Mágico", "Mundo Aventura" e "Camelot", "Maloka" (parque temático sobre ciência e tecnologia) e o "Planetário de Bogotá".