3 de nov. de 2011

Regras básicas para um sono melhor

Pessoal, 
outro dia fui assistir uma aula com um protesista (profressor Veridiano Almeida) e ele falou muito sobre dores irradiadas, que seriam dores localizados num ponto que não correspondem na verdade com a sua origem. Na odontologia você encontra bastante isto. E então, este professor, passou esta lista sobre qualidade do sono, e achei tão interessante que resolvi postar aqui. Tem muitas dicas úteis. 

1. DURMA APENAS O QUANTO VOCÊ PRECISA PARA SE SENTIR DESCANSADO NO PRÓXIMO DIA.  Esticar o seu sono não é uma boa idéia. Dormir demais enfraquece a capacidade do sono de fazê-lo sentir-se renovado. Também atrapalha o seu "relógio biológico". Se você dormir demais, é bem provável que tenha dificuldade de dormir na próxima noite.

2. MANTENHA UM HORÁRIO REGULAR DE SONO. Manter um horário regular de sono significa ir dormir e acordar na mesma hora tanto durante a semana quanto nos finais de semana. Isso o ajudará a desenvolver um ritmo de sono regular.

3. NÃO FIQUE TENTANDO DORMIR. Se ao deitar o sono não vier, não force. Isto apenas cria uma certa ansiedade, deixando-o mais acordado ainda. Levante da cama e faça alguma coisa diferente por um tempo. Volte à cama quando se sentir sonolento.

4. REDUZA O BARULHO E A CLARIDADE DO SEU QUARTO.  Aviões, tráfego, música não desejada e luz podem perturbar o seu sono, ou mesmo torná-lo mais leve sem que isso o acorde totalmente. Você deve procurar uma maneira de minimizar esses ruídos indesejáveis em seu quarto. Usar tampões de orelha ou um som baixo de fundo pode ajudar.

5. MANTENHA A TEMPERATURA DE SEU QUARTO AGRADÁVEL PARA VOCÊ.  Um quarto muito quente ou frio pode perturbar ou interromper seu sono.

6. NÃO VÁ DORMIR COM FOME. Um lanche antes de dormir pode ajudá-lo a dormir com mais facilidade, assim como previne que pontadas de fome o acordem durante a noite. Mas não coma demais antes de dormir. Indigestão também pode acordá-lo.

7. OCASIONALMENTE, UMA PÍLULA PARA DORMIR, QUANDO PRESCRITA PELO PROFISSIONAL, PODE SER ÚTIL. O SEU USO HABITUAL, PORÉM, DEVE SER EVITADO. A palavra chave aqui é habitual. O objetivo é ajudá-lo a reaprender como dormir por conta própria. Siga as orientações do profissional à risca. Tome o medicamento apenas como foi orientado.

8. À NOITE, NÃO BEBA LÍQUIDOS COM CAFEÍNA.  Mesmo que você não sinta, a cafeína de café, chá, refrigerantes tipo cola e dos chocolates pode perturbar o seu sono.

9. NÃO TOME BEBIDAS ALCOÓLICAS ANTES DE DORMIR. Embora o álcool antes de dormir possa ajudar uma pessoa tensa a dormir, esse sono não é muito saudável. Além disso, o álcool pode deixá-lo embriagado na manhã seguinte.

10. TENTE NÃO FUMAR À NOITE.  Embora o cigarro ajude a acalmar uma pessoa dependente de nicotina, ele também age como um estimulante que pode atrapalhar o sono.

11. EXERCITE-SE TODO DIA. Exercícios ocasionais podem não melhorar o seu sono. No entanto, exercícios regulares podem tornar o seu sono mais profundo. Porém, evite se exercitar muito 2 horas antes de dormir.

12. TENTE TER UMA VIDA ATIVA. O nível de atividade durante o dia influencia o seu ritmo de sono. Ficar ativo durante o dia e fazer coisas agradáveis podem ajudá-lo a dormir melhor.


Sei que no ritmo de vida que levamos hoje em dia, muitos desses itens são difíceis de seguir, mas vamos tentar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário