18 de mar. de 2013

Mandamentos da Felicidade

      Desde que me entendo por gente vejo pessoas consideradas sábias publicando na mídia os mandamentos fundamentais da felicidade. Existem milhões. E eu sempre gostei de lê-los. E o que eu observo é que alguns são um pouco exagerados ou muito subjetivos, mas outros são bem simples e fáceis de praticar. E quem não quer ser feliz? Então vamos lá...
       Peguei quatro exemplos. Achei eles bem práticos e verdadeiros, e acredito que se a gente pelo menos (lembrar de) tentar seguir um pouco o que eles recomendam, algumas situações desagradáveis, podem acabar se transformando em apenas um pequeno cisco no caminho sem tomar a dimensão de um "problema" que venha a gerar preocupação extrema e infelicidade.
    Fora os que coloquei aqui em baixo, tem mais um mandamento que eu aprendi  na marra (recentemente) e acho muito válido compartilhar com vocês: 

- Aprenda a dizer não. Muitas vezes você fica sem jeito de dizer não às pessoas, principalmente se é uma que você gosta por achar que elas vão gostar menos, ou pensar maldades de você se você as disser não; mas muitas vezes você terá mais valor para aquela pessoa se você souber dizer NÃO, e ai vale mais a pena você dizer NÃO (delicadamente, óbvio) e pensar uma outra forma de ajudar aquela pessoa do que simplesmente dizer SIM e sofrer.  


01)
1- Seja um pouco feliz todo o dia, em todos os momentos. É ilusão achar que você vai ser feliz no futuro (depois de casar, aposentaria, etc). É desperdício trabalhar o mês inteiro para ser feliz só no dia de receber o cheque. 
2- Aceite os outros do jeito que eles são (as pessoas são únicas). Aceitá-los pode significar separação (administre isso).

3- Pare de se irritar por bobagem (deixe de se castigar pela raiva).
4- Cuide do seu corpo. Pare de ingerir comida ruim, bebidas em excesso, de dormir mal.
5- Relaxe, não exija muito do corpo.
6- Alimente bem sua alma. Descarte leitura de seção de crimes no jornal, filmes violentos, baixo-astral na tv.
7- Viva o presente. Valorize os momentos dos filhos, familiares, amigos, o amor. Esqueça o passado, a culpa, os ressentimentos. Coma os morangos.
8- Tenha prazer em trabalhar. Seja alto-astral, generoso, crie um lugar personalizado (campo de concentração).
9- Vá atrás dos seus sonhos. Acomodação mata em vida.
10- Engaje-se em um programa social. Você vai sentir mais orgulho de estar vivo.
11- Espiritualização, fé, meditação e mais oração. Crie tempo para recarregar as baterias.
12- Goste de evoluir. O aprendizado se dá pela dor ou pelo prazer. Escolha.
13- Seja generoso com você. Ninguém é perfeito. Amanhã vai ser melhor se você parar de se torturar.                                                                                    
                                                                                                                (ROBERTO SHINYASHIKI)


02)
1-Simplicidade
A vida é tão simples, mas tão simples que a cabeça da gente tem até dificuldade de aceitar e por isso a todo tempo complica criando sentido para o que deveria apenas ser vivenciado. Não dramatize e nem dê mais importância do que as coisas realmente têm. Se algo precisa ser mudado, acredite e lute, mas se não há o que fazer, aceite e supere.
2-Atitude
Não se acomode jamais! Você é a única pessoa que pode mudar alguma coisa na sua vida. Ninguém nunca vai fazer nada por você (pelo menos nada de bom!). Então se esforce, tome a dianteira da própria história e corra os riscos necessários. Na pior das hipóteses você vai se tornar independente. E não fique parado no mesmo lugar ou o tempo vai passar e você só vai lamentar!
3-Não existe problema
O único problema real e sério é o de saúde! E se mesmo com muitos deles tantas pessoas são satisfeitas, contentes e felizes, por que você com muito mais tranquilidade não seria? Dificuldades fazem parte da vida e sem elas nada de bom teria valor. Confie que é na tempestade que você vive o mais importante da sua história. E não vitimize!
4-Não sofra à toa
Não sofrer por pequenas coisas é outra sensação de liberdade. Perdeu um objeto que gosta, mancharam sua roupa preferida, o projeto não saiu como você queria? Não sofra! Essas coisas acontecem o tempo todo e se não deu para evitar, relaxe. Outros objetos, roupas e projetos também irão e virão.
5-Não reclame
Acima de tudo não reclame. Não existe nada mais insuportável do que quem vive reclamando. Além da ausência de vocação para a felicidade, reclamar de tudo é a total presença da vocação para a chatice. Você não resolve nada, fica sem papo e todo mundo vai querer você e sua nuvenzinha cinza bem longe.
6-Se esforce
Se tudo ainda lhe parecer difícil, faça uma pequena força e procure motivos pelos quais você deveria estar feliz. É muito fácil! Você com certeza tem inúmeras razões para se sentir privilegiadamente satisfeito com a vida, começando pelo simples fato de ainda ter uma.

                        (http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/colunistas/os-6-mandamentos-da-felicidade)


03) Estes dois últimos eu peguei nas "sabedorias" do Facebook. Lá tem muita coisa que não presta, que é fútil, falso, mas isso todo mundo já sabe. Mas se você filtrar, você também vai encontrar um espaço pra coisas engraçadas e interessantes.


04) Todos os outros mandamentos acima são parecidos de uma certa forma e todos muito importantes!!! Deveriam ser seguidos. 
Mas foi desse daqui que eu gostei mais como uma "solução rápida". 






Nenhum comentário:

Postar um comentário